* O amor que me refiro, é o amor romântico, pois o amor mais importante eu já sinto, que é o amor de Deus por mim. Além disso, estou rodeada pelo amor da minha família e amigos.

7.6.11

Seja exemplo!!!

Não sei se as pessoas tem idéia de como suas ações e comportamento influenciam a vida de quem está próximo e principalmente de crianças e jovens. É a força do exemplo. Você pode pensar que esse texto de hoje serve apenas pra quem já tem filhos, mas tios, professores, amigos, avós, vizinhos, todos podem ser imitados e admirados pelas crianças a sua volta. Por isso, é muito importante que todos queiram ser exemplo, que pensem antes de praticar seus atos, que lembre-se que alguém pode estar observando e pode querer fazer igual.
Alguns pontos que devem ser observados: o mundo hoje sofre uma desordem social, pais estão ausentes dos lares, porque trabalham muitas horas por dia, por causa da rotina ou porque simplesmente não querem aceitar o compromisso de serem pais. Estamos criando os chamados "órfãos de pais vivos", assim as pessoas vivem sobre o mesmo teto, mas há uma distância enorme entre eles, falta diálogo.
Também resultado da desordem é a transferência de responsabilidade, pais transferem para a escola a educação de seus filhos ou para a babá, os avós... Hoje em dia esta havendo confusão entre educação escolar com educação propriamente dita. A escola é responsável pela educação intelectual da criança, ensinar a ler e escrever, fazer contas de matemática, aprender a história. Os pais são responsáveis pelo comportamento do seu filho, pelos princípios que ele aprende e formam seu caráter.
Outro ponto que quando não utilizado de forma responsável, torna-se um grande problema é a facilidade de se conseguir informação. A internet tem informação sobre tudo, conteúdos bons e ruins, portanto é necessário que os pais estejam atentos a tudo que seus filhos estão vendo e aprendendo pela internet. A mídia também influência o comportamento das pessoas, por isso é necessário ensinar princípios sólidos, que não serão corrompidos por nenhum meio de comunicação.
A desordem social tem como consequência uma desordem psicosocial. Estamos criando crianças edonistas, egoístas, fúteis, desonestas, levianas, impacientes, descompromissadas, anti-éticas, imorais, inseguras, preguiçosas. Que futuro terão crianças com essas características? Que tipo de pais serão? E como será a sociedade e os relacionamentos no futuro?
Mas, ainda bem, que pra tudo existe solução. Há coisas que não conseguimos mudar, não temos poder sobre essas situações, mas nos casos expostos, podemos sim resolver o problema: Seja exemplo! Tenha uma vida inspirada, seja inspiração para todos que estão a sua volta. Antes de agir, pense sempre se essa é a melhor atitude a ser tomada. Tenha sempre em vista os príncipios básicos: altruísmo, humildade, respeito, abnegação, perdão, honestidade, paciência, compromisso, justiça, entre outros.
Você sempre está sendo observado por alguém, as vezes por alguma criança, se não quer que ela repita o mal comportamento, não o faça. Se você já age como um exemplo, continue. Senão, mude, comece agora! Seja exemplo!
Até o próximo, beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário